Registradores e Contadores
1. Introdução 3
2. Flip - Flop 3
3. Flip-flop JK 4
4. Registrador 5
5. Contadores 6
6.Conclusão.................................................................................................................................8
7. Bibliografia...............................................................................................................................9
1. Introdução
O campo da Eletrônica Digital é basicamente dividido em Lógica Com binacional, Saídas dependentes única e exclusivamente das variáveis de entrada, Lógica Seqüencial.Saídas dependentes das variáveis de entrada e e/ou de seus estados anteriores que permanecem armazenados, sendo, geralmente sistemas pulsados, ou seja, dependem de um sinal de clock.
Flip - Flop
O flip-flop é um dispositivo que possui dois estados estáveis. Para o flip-flop assumir um destes estados, é necessário que haja uma combinação das variáveis de entrada e de um pulso de clock. Após este pulso, o flip-flop permanecerá nesse estado até a chegada de um novo pulso de clock, aí então, de acordo com as variáveis de entrada, permanecerá ou mudará de estado. Basicamente, podemos representar o flip-flop como um bloco onde temos duas saídas: Q e Q’, entradas para as variáveis e uma entrada de clock. A saída Q será a principal do bloco.
Os dois estados possíveis mencionados são:
Q = 0 e Q’ = 1
Q = 1 e Q’ = 0
Flip-Flop SR
Flip-Flop SR
Flip-Flop SR comandado por pulso de clock
Flip-Flop tipo D
Flip-Flop tipo T
Flip-Flop JK
Flip-Flop JK com entradas de PRESET e CLEAR
Flip-Flop JK Mestre-Escravo
Nesse circuito quando a entrada do clock for igual a 0, o flip-flop irá permanecer no seu estrado.
Um flip-flop tipo D não passa de um flip-flop SR com as entradas S e R sendo ligadas através de um inversor, de acordo com a figura abaixo.
Um flip-flop tipo T não passa de um flip-flop JK com as entradas J e K curto-circuitadas, de acordo