Contadores assincronos
São circuitos digitais que variam os seus estados, sob o comando de um clock, de acordo com uma seqüência pré-determinada.
São utilizados principalmente para contagens, geração de palavras, divisão de freqüências, medição de freqüência e tempo, geração de formas de onda e conversão de analógico para digital.
São basicamente divididos em duas categorias: contadores assíncronos e síncronos.
CONTADORES ASSÍNCRONOS
São caracterizados por não terem entradas clock comuns, essa se faz apenas no primeiro bloco flip-flop, sendo as outras entradas, funções das saídas, ou seja, a partir do primeiro bloco, a entrada de clock dos outros blocos é a saída do bloco anterior.
Os principais contadores assíncronos são:
• Contadores de Pulso • Contadores de Década • Contador Seqüencial de O a N • Contadores Assíncronos Decrescente • Contadores Assíncronos Up-Down (crescente/decrescente)
1. CONTADOR DE PULSO
A principal característica de um contador de pulso é apresentar nas saídas, o código BCD 8421 em seqüência.
Seu circuito básico apresenta um grupo de quatro blocos flip-flop JK mestre-escravo, os quais possuem as entradas J igual a entrada K ambas sempre em nível alto (1).
A freqüência dos pulsos na saída é igual a metade da freqüência de entrada no bloco, se no bloco entrar uma freqüência de 16 Hz, sairá uma freqüência de 8Hz que alimentará o próximo bloco e assim pôr diante.
A saída dos blocos será se dará pelas saídas “Q”.
Esse contador contará uma seqüência de 0 a 15.
A saída “Q” de maior freqüência é a saída menos significativa LSB e a saída “Q” de maior freqüência é a saída mais significativa MSB.
2. CONTADOR DE DÉCADA
É o circuito que efetua a contagem, em números binários, de zero a nove (10 algarismos), isso significa seguir uma seqüência do código BCD 8421 de 0000 a 1001.
Para construir esse circuito, utilizamos o contador de pulso, interligando as entradas clear dos flip-flops.
Para