Ciências sociais
VANIELE DA SILVA PERES
2505073375
2º SEMSTRE DE ADMINISTRAÇÃO
CIÊNCIAS SOCIAIS
Pelotas, 2011.
Principais características dos agentes do Processo de Socialização
A família é o principal agente da socialização, podem ser mais ou menos autoritários, mais ou menos permissivos, com alto ou baixo grau de indiferença. Os pais de modo geral socializam seus filhos de acordo com o universo cultural que conhecem em que foram socializados, e no qual estão adaptados.
A escola transmite ás crianças a experiência de lidar com uma grande organização. Tomam contato com certa burocracia, com regras que são aplicados a todos e no qual os indivíduos são reconhecidos pelo seu desempenho. As relações informais pessoais que predominam na família são substituídas por relações formais impessoais.
Os grupos de “status” aumentam sua importância para o processo de socialização com o avanço da idade do individuo. Nesses grupos aprendera gestos, gostos por determinadas leituras, um linguajar próprio, um tipo de consumo, e assim por diante.
Os meios de comunicação de massa-particularmente a televisão-são relativamente novos agentes da socialização.
Os grupos de referencia são utilizados como modelo de comportamento e de atitudes ao longo de toda a vida do individuo, e pode ter papel positivo ou negativo.
Processos de Socialização
A socialização tem influencia sobre o comportamento humano que é construído pela sociedade ou o estudo das interações humanas.
Um dos processos mais importantes que ocorre com o ser humano é a continua aquisição de novas maneiras de agir, pensar, se comportar, são hábitos e costumes que vão se consolidando ao longo do tempo e que se interiorizam de tal modo no individuo que ele considera tais comportamentos “naturais” que sempre estiveram com ele desde que nasceu e assim será com seus filhos e netos.
O homem sempre viveu em grupos, a existência fora do grupo é de difícil aceitação para o ser