Contabilidade
R: A Contabilidade – é uma ciência de natureza económica cujo objecto é a realidade económica passada, presente e futura, de qualquer entidade pública ou privada, analisada em termos quantitativos e por método especifico com o fim de obter informações económico-financeiras indispensáveis à gestão dessa entidade, nomeadamente ao conhecimento da situação patrimonial e dos resultados obtidos e, ao planeamento e controlo da sua actividade.
2. Indique as Divisões da Contabilidade.
R: Contabilidade privada: Quando se aplica a entidades de natureza privada, indivíduos, sociedades, clubes desportivos, etc.
Contabilidade Pública: Quando se aplica a entidades públicas, nações, câmaras municipais, etc.
Contabilidade Nacional: Que tem como objectivo o registo e cálculo da riqueza e da produção de um estado ou região, mediante o cálculo de grandezas tais como o Rendimento Nacional e o Produto Nacional.
Neste nosso curso iremos dedicar exclusivamente a nossa atenção à Contabilidade aplicável às entidades de natureza privada, com especial incidência nas empresas. Apesar disso não vamos estar perante uma realidade homogénea dado a diversidade dos possíveis destinatários da informação contabilística.
De facto os tomadores de decisão podem ser externos ou internos relativamente a cada entidade ou empresa. Daí o desenvolvimento de duas grandes áreas de conhecimento contabilístico.
Contabilidade Externa: Também designada por Contabilidade Financeira ou muito simplesmente Contabilidade. Regista as operações gerais da empresa do ponto de vista das necessidades dos sócios, do estado (cobrança de impostos), dos trabalhadores, dos credores (por vezes bancos). O seu objectivo principal é dar uma imagem verdadeira e apropriada da posição financeira e dos resultados da sociedade, simultaneamente compreensível e útil aos que a utilizarão.
Contabilidade interna: Também chamada Contabilidade Analítica ou de custos, que regista as operações de um ponto de