contabilidade e analise
DIFERENÇAS ENTRE CUSTO; DESPESA E INVESTIMENTO
CUSTO:
Custo pode se definido como sendo todo aquele gasto necessário para se fabricar um produto e, sem o qual, o processo de produção não se completaria. Os valores utilizados em custos transformam-se em bens (estoques) que passam a fazer parte do ativo da empresa.
Exemplo: Numa fábrica de sapatos o que é custo?
A quantia gasta com couro que está sendo empregada na elaboração do produto;
Os salários pagos a operários que trabalham diretamente na produção de sapatos;
A depreciação das máquinas e equipamentos utilizados diretamente na produção;
A energia consumida por estas máquinas e equipamentos, etc.
A característica principal do custo é que se o produto for vendido haverá um aumento ou diminuição do patrimônio líquido contábil, a depender do valor de venda. Se este for maior que o valor de custo haverá um aumento e se for menor, uma diminuição.
Entretanto se o produto não for vendido, o valor contábil da empresa não será modificado. Neste caso houve apenas uma permuta de ativos (dinheiro por produto) ou uma compensação (dívidas em troca de produtos). Em nenhuma das hipóteses o valor do patrimônio líquido será alterado.
DESPESA:
É todo aquele gasto, pago, ou incorrido, relativo a benefícios obtidos ou consumidos.
Exemplos:
Salários pagos ou incorridos – geralmente os salários são pagos ou incorridos após a prestação dos serviços pelos funcionários.
Energia Elétrica – Quando do pagamento da despesa, a energia já foi consumida.
A principal característica da despesa é que ela reduz o valor contábil da empresa, isto é o patrimônio líquido sendo paga ou incorrida. Há um gasto de dinheiro ou assunção de uma dívida devido a benefícios consumidos e, portanto, o patrimônio líquido é reduzido.
INVESTIMENTO:
É todo o valor aplicado ou gasto em troca de algo, sobre o qual se espera obter um benefício ou consumo futuro.
Exemplos:
A