Contabilidade (analise de credito)
A análise das Demonstrações Contábeis constitui-se num processo de estudo sobre as demonstrações contábeis, tendo como objetivo a avaliação da situação da empresa em seus aspectos Econômicos, Patrimoniais e Financeiros. Podemos definir análise de balanço como a aplicação do raciocínio analítico dedutivo sobre os valores dos elementos patrimoniais e suas inter-relações, expressos nas demonstrações contábeis de uma entidade, com a finalidade de conseguir uma avaliação econômico-financeira da sua situação e do andamento das suas operações. O objetivo geral é obter elementos para o processo de avaliação da continuidade financeira e operacional da entidade analisada.
Existem estudiosos que defendem a tese de que a contabilidade gerencial é uma extensão da contabilidade financeira; entretanto, também é aceita a visão de que a contabilidade financeira e a contabilidade gerencial necessitam ser tratadas como temas diferentes. Neste caso é importante entender que existe uma relação direta entre estes dois ramos da contabilidade e que as ações que serão implementadas pela administração sofrerão os reflexos das informações apresentadas tanto gerencialmente como financeiramente.
As informações apresentadas para os gestores devem ser embasadas em dados e valores retirados das demonstrações contábeis da empresa, assim podemos dizer que o objetivo da contabilidade como um todo é fornecer informações para que os usuários, internos ou externos, possam decidir qual o melhor caminho que deverão tomar.
A principal diferença entre as duas contabilidades não está na origem das informações, mas sim no final, ou seja, quem serão os usuários destas informações, pois cada segmento empresarial ou pessoa tem suas necessidades e expectativas quanto às informações que serão utilizadas, podemos dizer que