contabilidade e analise de custo
Turma: 100000002029 – Módulo: 5 – Grupo: 062
Campus/Polo: Recreio
Disciplina: ESGTAD001 – Contabilidade e análise de custos
Aluno(a): 109109313 – Jacqueline Soares da Silva
Tema: Contabilidade e análise de custos
Título: As estruturas de custeio nas empresas atuais e sua problemática no controle de estoques
Objetivo: O principal objetivo dessa pesquisa foi destacar a importância do controle de estoques nos dias de hoje e as estruturas de custeio nas empresas. Um bom controle evita que a empresa tenha descontinuidade no processo produtivo, pedidos com atrasos, itens faltantes e clientes insatisfeitos com a demora do atendimento.
Justificativa:
Introdução: As empresas no momento competitivo atual estão sempre procurando melhorar a qualidade de seus produtos e serviços, além de focar na redução de custos. Tais ações têm como objetivo atingir um diferencial competitivo que garanta critérios ganhadores de pedidos.
Para atingir esse patamar, se faz necessário uma melhora dos processos administrativos com a revisão de alguns conceitos.
Desenvolvimento: Os sistemas de custeio diferenciam-se entre si pela natureza dos dados contábeis utilizados - históricos ou predeterminados.
O sistema de custeio baseado em custos históricos ou atuais pode ser definido como um sistema no qual os custos são registrados tais como ocorrem. Em conseqüência disso, nesse sistema, os custos só são determinados após o término da fabricação do produto ou da prestação do serviço da empresa.
Sob esse sistema, o produto é debitado pelo custo atual do material usado, da mão-de-obra aplicada e por uma estimativa dos gastos gerais de fabricação.
Dessa forma, o sistema de custo atual ou histórico contém, no que respeita aos gastos gerais de fabricação, um elemento do custo predeterminado.
Obviamente, o sistema baseado em custos históricos pode ser usado tanto em um ambiente de acumulação de custos por ordem de produção como em um ambiente