Contabilidade e análise de custos
TEMA- Contabilidade e Análise de Custos.
Título- Classificação de Custos
Objetivo- Caracterizar todos os Custos para melhor identificar os produtos, mercadorias ou serviços.
Justificativa- Frente à realidade, da pouca ou nenhuma mobilidade do preço de venda e a necessidade das empresas gerarem lucros atrativos aos investidores, há necessidade de trabalhar a única variável controlada pela empresa: O CUSTO.
Introdução- Podemos observar que: quanto menores forem os Custos, maior será o lucro. Portanto a solução para o aumento de lucro está na diminuição dos Custos. Primeiramente, devemos entender o que são Custos e ter a certeza de não confundir: CUSTO, GASTO e REEMBOLSO.
Custo é o sacrifício, é a quantia pela qual se adquiriu algo ou alguma coisa.
Desenvolvimento- Trataremos dos Custos efetivos. Aqueles que direta e indiretamente atuam na composição do produto ou serviço. Existem diversas definições de Custos: CUSTO DA PRODUÇÃO ACABADA; CUSTOS PRIMÁRIOS e CUSTO DE TRANSFORMAÇÃO. Além dessas definições, os Custos podem ser classificados da seguinte maneira: DIRETOS-são os Custos facilmente identificados diretamente com o produto, sem necessidade de se efetuar um Rateio.INDIRETOS- são os Custos que não podem ser apropriados diretamente ao produto e, por isso,necessitam de um critério de rateio, que é atribuição de custos a departamentos ou a produtos calculada sobre uma base determinada para sua alocação. Quanto à sua relação com a quantidade produzida os Custos podem ser: CUSTOS VARIÁVEIS- são os que variam diretamente com as quantidades produzidas. CUSTOS FIXOS- são aqueles que não alterm com o volume de produção:EX. aluguel da fábrica.e CUSTOS SEMIFIXOS E SEMIVARIÁVEIS-são os que variam de acordo com a produção não guardando,porém, relação direta: a energia elétrica que possui uma parcela relativa ao potencial de consumo instalado e outra vinculada ao consumo efetivo. Além da produção, a Administração de