Contabilidade social
Tem dois sistemas principais de Contabilidade Social, adotados na totalidade dos países:
Sistema de Contas Nacionais
O sistema Nacionais utiliza o método tradicional de partidas dobradas, não inclui as transações intermediarias (bens e serviços), que são utilizados como insumos ou matérias primas.
Matriz de Relações Inter setoriais
Estar inclui as transações intermediárias e permite analisar relações econômicas entre os vários setores (oque cada um gasta, e o que vende para outros setores).
A ONU (Organização das Nações Unidades) apresenta modelos e manuais desses sistemas, que orientam os institutos de pesquisas na medição dos agregados nacionais. 2. Princípios Básicos das Contas Nacionais
* Consideram-se apenas transações com bens e serviços finais. Os custos de produção referem-se apenas á remuneração aos fatores de produção ( salário, juros, alugueis, e lucros). * Mede-se apenas a produção correte do próprio período. Considera-se a remuneração do vendedor, como parte do produto correte, mas não o valor do objeto de transação. * As transações referem-se ao fluxo (são definidas ao longo de certo período de tempo). * Na Contabilidade Social, depósitos e empréstimo bancários, transações na bolsa de valores são consideradas como transferências Financeiras entre aplicadores e tomadores. * A moeda é apenas um padrão de medida na Contabilidade Social.
3. Economia a dois setores: Famílias e empresas
Agregados macroeconômicos: Economia a dois setores, Economia a três setores e Economia a quatro setores.
O fluxo circular de renda: as óticas do produto, das despesas e da renda.
O estudo Macroeconômico trata da formação e distribuição do produto e renda gerados pela atividade econômica a partir de um fluxo contínuo que se estabelece entre os chamados agentes macroeconômico: famílias, empresas, governo e setor externo.
O resultado da atividade econômica de um país pode