Contabilidade publica
INTRODUÇÃO 3
1. PATRIMÔNIO E SISTEMAS CONTÁBEIS 5
1.1 Patrimônio publico 5
1.2 Sistema Contábil 6
2 Controle Interno 8
2.1 Fundamentações 8
8.1 Classificações 9
8.1.1 Normativo 9
8.1.2 Operacional 9
8.1.3 Contábil 10
8.3 Estrutura 10
8.4 Resultados 10
CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
INTRODUÇÃO
Normas brasileiras de contabilidade NBC T 16 – normas brasileiras de contabilidade aplicadas ao setor público ira estabelecer o conceito sobre o objeto e campo de aplicação da Contabilidade Aplicada ao Setor Publica. Para compreendermos um pouco melhor devemos compreender algumas definições, como:
Campo de aplicação: será onde o profissional de contabilidade terá de fazer um estudo, identificar, mensurar, avaliar, registrar, fazer um controle e evidenciar os fenômenos contábeis que iram decorrer de algumas variações patrimoniais em: Entidade do setor publico e/ou de qualquer entidade que recebam, guardem, movimentem, gerenciam ou aplique os recursos públicos no exercício de suas atividades, na organização em relação aos aspectos a prestação de contas.
Entidade do Setor Publico: são órgãos, fundos, pessoas jurídicas de direito publico ou as que possuem personalidade jurídica de direito privado, recebem, guardem, movimentem, gerenciem ou aplique os recursos públicos no exercício de suas atividades. Em efeito contábil, equiparam-se somente as pessoas físicas que recebem benefícios ou incentivo fiscal ou de credito de órgãos públicos.
Instrumentalização do Controle Social: Tem como compromisso fornecer informações que sejam compreensíveis e úteis para todos os cidadãos, sobre seu desempenho, controle e o uso dos recursos e patrimônio publico pelos agentes públicos.
Normas e Técnicas Próprias da Contabilidade Aplicada ao Setor Público: O conjunto de Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicadas ao Setor Publico decorrem da evolução cientifica da contabilidade, para que seja possível um entendimento mais claro sobre o uso dos recursos. Da mesma