Laranja
O Brasil já é um dos lideres mundiais na produção de alimentos, conseqüência de trabalho intenso, competência científica e bioma único que permite produzir muito, em pouca área, preservando a natureza.
A liderança da citricultura brasileira é fato reconhecido em todo o mundo
Com variedade diversificada, o país consegue ter colheita de laranja em quase todos os meses do ano. Das laranjas cultivadas no Brasil é produzido o suco mais bebido do mundo. Três a cada cinco copos consumidos no planeta saem das fábricas brasileiras.
2. História
Originária da índia, a Laranja é uma das frutas mais populares de que se tem notícia. A laranja que temos hoje em dia é resultado de vários cruzamentos entre diversas espécies de frutas cítricas, selecionadas por suas características interessantes ao homem .A despeito disso é uma fruta inegavelmente deliciosa além de comprovadamente rica em vitam C.
Mais que uma bebida, o suco da laranja tem sido um amigo da humanidade. Na época das grandes expedições marítimas, a fruta se tornou “garota-propaganda” no combate ao scorbuto, doença que afetava marinheiros carentes de vitamina C.
Segundo pesquisadores, vem dessa época a fama da fruta como fonte de saúde. Mesmo presente no Brasil há quatro séculos, a grande transformação começou em 1920, quando no interior de São Paulo começou a se estruturar o cinturão citrícola. Naquela época surgiam os primeiros esboços de uma indústria processadora de suco, nos arredores da cidade de Limeira. Os primeiros embarques de suco de laranja tiveram como destino Argentina, Inglaterra e outros países europeus. Aos poucos a região se consolidou como grande produtora de laranjas no país. Hoje, a laranja faz o caminho inverso de 400 anos atrás e, em vez de vir para as Américas, é das Américas que sai o suco mais bebido do mundo. Três em cada cinco copos consumidos no mundo são fabricados no Brasil e, a exemplo das antigas caravelas que