CONTABILIDADE PUBLICA
Analisando a economia do estado do Pará e tendo em foco os principais produtos de exportação do Paraense, percebemos que o Pará é o sexto estado brasileiro que mais exporta, e nele vimos que há setores que se destacam na pauta de exportação como a agricultura, a pecuária, o extrativismo mineral e o setor industrial. A agricultura baseia-se no cultivo de laranja, banana, cana-de-açúcar, coco, arroz, mandioca, cacau, feijão e, principalmente, pimenta-do-reino, cujo estado é o maior produtor nacional.
A pecuária é mais desenvolvida na porção sudoeste do Pará, o rebanho bovino é de aproximadamente 14 milhões de cabeças de gado. Também há criações de aves, suínos, equinos e bubalinos, esse último é mais comum na ilha de Marajó.
O extrativismo mineral é a principal atividade econômica do Pará. Esse segmento baseia-se na exploração da bauxita, ferro, manganês, calcário, ouro, estanho. O alumínio e o minério de ferro são os principais produtos de exportação. O extrativismo vegetal também é de grande importância (madeira, castanha-do-pará, etc.).
O setor industrial concentra-se na Região Metropolitana de Belém. Os principais segmentos industriais são o madeireiro, alimentício, químico, alumínio, etc.
Então diante desta situação, sabendo que o Pará é um exportador de grande importância nacional e internacional destes produtos provoca uma escassez nos demais estados do Brasil, então aumenta a procura no estado.
O estado é muito eficiente sobre as vendas de boi vivo, e desde 2009 vem aumentando por conta da diversificação dos produtos e que abastecem Países do Oriente Médio e da América do Sul como Egito, Venezuela e Líbano são os beneficiados com a exportação Segundo os dados da Secretaria de Estado de Agricultura – SAGRI, esta atividade gerou uma receita de R$ 772 milhões em 2009, o que representa crescimento de 14% em relação a 2008. As vendas de carne desossada congelada também obtiveram um aumento