Manifestos dos Planetários
Dicente:Renata
Resumo: LEVY. Pierre. Manifesto dos Planetários.in: A conexão Planetaria
AUTO-RETRATO DOS PLANETÁRIOS Fi-nos aqui. Nós. Os planetários. Nós nos informamos na câmara de eco das mídias globalizadas. Nós navegamos na Internet. Nós temos site. Nós os planetários consumimos no mercado mundial.
Nós somos cada vez mais numerosos. Nós trabalhamos em uma empresa multinacional ou transacional, na diplomacia, na tecnologia de ponta, na pesquisa científica, nas mídias, na publicidade. Somos a primeira geração pessoas que existe numa escala global. Nós não somos sedentários. Vamos onde podemos nos tornar úteis. Graças a Internet, damos a conhecer, em escala planetária, o que temos a oferecer. Somos os primeiros a entrar em um espaço completamente novo. Entramos no futuro que inventamos percorrendo a passos largos nosso planeta.
A UNIFICAÇÃO DA HUMANIDADE Nossos ancestrais mais diretos habitavam, todos eles, a mesma zona geográfica. Primeira ruptura, o crescimento demográfico se traduz automaticamente em separação, distanciamento. A segunda grande "ruptura chamar a revolução neolíticaneolítica. Uma primeira tendência à conexão, ao agrupamento ou à comunicação intensa inverte, assim, o movimento precedente de dispersão.
A INTERCONEXÃO GLOBAL Essa terceira grande mutação da aventura humana continua acelerando-se nos dias de hoje. O comércio, já mundial, lançou um movimento de desenvolvimento urbano e crescimento econômico, ininterrupto desde então. A reconexão da humanidade consigo mesma é acompanhada de um certo número de "revoluções" na demografia, na economia, na organização política, no habitat e nas comunicações. Nosso ancestrais habitavam o campo, esse lugar bastante distinto da cidade, enquanto nós mesmos e nossos descendentes frequentamos zona urbanas quase exterior. Um terceiro estado, o do mobile na sociedade urbana mundial. Essa nova condição de mobile, multipicando as vizinhança,