Contabilidade no terceiro setor
O surgimento do terceiro setor do Brasil se caracteriza pelo seu vínculo com as organizações religiosas, principalmente a igreja católica, conforme citação de Coelho, 2000, p.31 “os valores religiosos sempre foram um bom terreno para o desenvolvimento do setor voluntário.”
Com a Constituição Federal, em 1988 tem início o discurso e reconhecimento legal de que a responsabilidade pública não é atribuição única do estado, mas também da sociedade (Panceri, 2001, p.115).
Este projeto de pesquisa tem como objetivo auxiliar e informar as entidades sobre como a contabilidade pode ajudá-los a localizar e solucionar o problema de aplicação de verba e ainda ter em mãos a demonstração contábil, pois dessa forma facilitam-se as transparências de suas atividades no momento da prestação de contas.
Outro aspecto da pesquisa está relacionado como essas organizações obtêm os resultados, ou seja, não adianta captar verbas e doações e não saber destiná-las adequadamente.
Pretendemos através deste elucidar os problemas, as dificuldades para posteriormente sugerir melhorias na gestão das entidades de terceiro setor, no qual, serão pesquisas através de modelos de questionários e pesquisa de campo constadas neste pré projeto.
2. PROBLEMAS Quais os problemas que as entidades do terceiro setor enfrentam na elaboração e emissão das demonstrações contábeis exigidas para a prestação de contas?
O problema a ser pesquisado é de suma importância para a investigação, se há ou não, falta de documentos comprobatórios, dificultando a função do contabilista para a total transparência dessas informações.
3. JUSTIFICATIVA
A finalidade de nossa pesquisa é fornecer dados e informações apurados através de questionários quanto as dificuldades encontradas pelas entidades na prestação de contas ao que se refere às demonstrações contábeis.
Pela dificuldade que os Conselhos e Diretorias encontram em analisar e fiscalizar as demonstrações fiscais, a contabilidade tem