CONTABILIDADE PARA O TERCEIRO SETOR
RESUMO
O objetivo desta discussão é oferecer parâmetros para melhor compreender como funciona a contabilidade no terceiro setor. O tema aborda os mais diversos tipos de setores contábeis, e como funciona a estrutura de cada um deles. O terceiro setor possui uma localização mediana que fica entre as instituições publicas e privadas, ou seja, são organizações particulares com utilidade publica. Todas as empresas no modo geral necessitam da contabilidade, e a retém como quesito obrigatório. No terceiro setor não é diferente, apesar de não apresentarem fins lucrativos, as instituições publicas também precisam de auxilio para tomadas de decisões que provem do resultado da contabilidade, tem também por obrigatoriedade prestar contas para o governo e apresentar suas demonstrações contábeis ao final de cada exercício.
Palavras-chave: Terceiro setor. Fins lucrativos. Contabilidade
1 INTRODUÇÃO
A sociedade em geral é organizada por três âmbitos ou setores, o primeiro, é correspondido pela sociedade, pelo poder de voto em virtude ao governo, ele composto pelas organizações publicas ou governamentais. O segundo e composto por instituições privativas, tendo como principio fundamental o lucro. Já o terceiro setor abrange os dois primeiros, ou seja, ele possui um âmbito privado e exerce caráter publico.
O Terceiro Setor corresponde às instituições que se preocupam com as exercícios sociais, sem fins lucrativos, tais como: ONGs, instituições religiosas, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado etc.
Porem, o terceiro setor não abandona totalmente o dinheiro. As ações do terceiro setor partem da coletividade civil e correspondem à dialética do desapego, da filantropia, da harmonia, dos costumes e tradições, das concepções morais e religiosas etc. No Brasil o terceiro setor possui aproximadamente 12 milhões de pessoas, entre gestores, doadores, voluntários e beneficiados de institutos beneficentes, além