Comunicação social
Resumo: Este texto tem por objetivo discorrer sobre os tipos de pesquisas que vêm sendo aplicadas pela área de Relações Públicas, bem como suas práticas mais usuais. Considerando o atual contexto do mercado de trabalho da Comunicação e de suas exigências e expectativas acerca dos alcances da atividade de Relações Públicas, buscamos aqui, de forma simples e didática, apresentar possibilidades de investigação importantes, considerando: análise de cenários, conhecimento de públicos, identificação de percepções e posicionamento de organizações privadas, públicas e do terceiro setor.
Currículo resumido da autora: Graduada em Relações Públicas e doutora em Comunicação Social, é professora da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, estando atualmente na coordenação do Curso de Relações Públicas da instituição. Além de sua atuação acadêmica, trabalha como consultora em pesquisa de opinião e mercado para organizações públicas, privadas e do terceiro setor do Sul do país.
Pesquisa em Relações Públicas: tipos e práticas
Introdução Pesquisas de opinião e mercado vêm permeando praticamente todas as áreas de negócios e serviços públicos, apoiadas em métodos fundamentados em princípios científicos e também fazendo uso dos conceitos e técnicas oriundas da psicologia. No que se refere às Relações Públicas especificamente, sabemos que a pesquisa está classificada como uma das mais importantes atribuições da profissão, sendo o tema referenciado em dispositivos relativos ao exercício profissional como projetos de leis, decretos, resoluções e regulamentações. Também na bibliografia encontramos vários autores que fazem referência à pesquisa e auditoria como uma atividade de Relações Públicas, estando até definida pela Resolução Normativa nº 43, de agosto de