Gêneros textuais di jornal
Geralmente, ao pensarmos em um jornal, o primeiro gênero que nos vem à mente é a notícia. Porém, ao folhearmos suas páginas, vamos observar que a notícia é um entre os vários gêneros que existem nesse suporte e que podem ser trabalhados com o aluno. Reportagem, carta do leitor, editorial, horóscopo, tira, charge, anúncio publicitário, classificados, receita culinária, informe social, previsão do tempo, artigo de opinião, entre outros, são alguns dos gêneros que encontramos no jornal.
Neste quadro, encontramos alguns desses gêneros citados com algumas de suas características. Gênero Agrupamento
Entrevistas:
Trata-se do discurso propriamente dito, em que perguntas e respostas são proferidas consoante ao assunto abordado. Em meio a essa interação há um controle por parte do entrevistador para demarcar o momento da atuação dos participantes.
Reportagem:
É comum as pessoas acharem que noticia e reportagem significam a mesma coisa, mas vamos ver algumas diferenças:
O grande objetivo da reportagem é informar, e ela colhe vários elementos para noticiar um fato ou divulgar uma informação. Como procura expor pontos de vista diferentes, a reportagem necessita de maior investigação que a notícia.
Tirinha:
• É um texto narrativo.
• Combina elementos verbais e não verbais.
• É um subtipo da história em quadrinhos.
• Tem como objetivo divertir o leitor.
A crônica:
Da mesma maneira que o repórter, o cronista se inspira nos acontecimentos diários, mas dá um toque próprio ao texto, incluindo elementos de ficção, ou seja, dados inventados, irreais, misturados a aspectos de crítica, que o texto informativo não tem.
Diferentemente da notícia, que visa a apresentar as informações com exatidão, a crônica analisa os fatos e lhes dá um “tom emocional”. Ela mostra ao leitor uma situação comum, mas vista por ângulo novo, de uma maneira individual, particular, singular, parcial.
Editorial:
O