Contabilidade nacional
Contabilidade Nacional – é uma técnica que se propõe apresentar sob uma forma quantificada um quadro conjunto da economia de um país durante um determinado período de tempo, normalmente um ano.
A Contabilidade Nacional é um instrumento estatístico que procura fornecer uma representação sintética da realidade económica de um país, o que se torna indispensável a todos os responsáveis das decisões económicas, tanto os poderes políticos como as empresas.
Objectivos da Contabilidade Nacional: * Medir a atividade económica Normalmente durante um ano e em cada país, e fornece-nos valores para calcular indicadores como consumo, produção, rendimento, investimento, etc. * Fazer previsões de carácter económico Todos os governos, em tomada de decisões para evitar ou minimizar crises económicas. * Tomar decisões económicas mais fundamentadas Tem a ver com as medidas de recursos implementadas pelo Estado para suprir eventuais causas (ex. aumento dos impostos, diretos ou indiretos). * Efetuar comparações no tempo e no espaço Permite analisar os diferentes agentes macroeconómicos: produto, rendimento e despesa. A análise destes faz-se entre países a nível mundial ao longo dos anos.
Limitações da Contabilidade Nacional:
* Só regista atividades remuneradas. * Não tem em conta sectores informais da economia. * Não regista o autoconsumo. * Não avalia os danos ambientais. * Não tem em conta a importância social dos bens obtidos. * Não regista o valor das produções ilícitas.
Ópticas de cálculo do valor da produção (produto): A Contabilidade Nacional calcula o valor da produção (ou do produto) a partir de três ópticas diferentes:
* Óptica do Produto – permite-nos conhecer o valor do produto por sector institucional e/ou sector de atividade. Os produtos são contabilizados segundo o ramo de atividade que lhe dá origem, sendo o produto (ou valor da produção) igual à soma