Contabilidade na Indústria de Transformação
1 INTRODUÇÃO Error: Reference source not found
2 CUSTOS INDUSTRIAIS Error: Reference source not found
2.1 MATERIAIS Error: Reference source not found
2.2 MÃO DE OBRA 5
2.3 ESTRUTURAIS 5
3 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO 6
4 PRODUÇÃO CONJUNTA 7
5 SISTEMAS DE INFORMAÇÃO 9
6 MÉTODOS DE CUSTEIO 12
7 SISTEMA DE ACUMULAÇÃO DE CUSTOS 16
8 TARGET COSTING 18
9 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO 20
10 PONTO DE EQUILIBRIO 22
11 CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 27
1 INTRODUÇÃO
Com a globalização da economia e a grande concorrência, a contabilidade na indústria de transformação tornou-se um fator de grande relevância, quando a determinação dos custos é utilizada como fator estratégico de competitividade. Desta forma as empresas são levadas a repensar seus métodos de custeio e a utilizá-los com finalidades mais gerenciais, uma vez que as informações geradas podem dar suporte à tomada de decisões significativas dentro do contexto organizacional. O trabalho a seguir mostra como deve ser feita a contabilidade na indústria de transformação, abordando conceitos de custos industriais como materiais, mão de obra e estruturais, além das unidades equivalentes de produção, produção conjunta, sistemas de informação, os métodos de custeio, Target Costing, bem como a importância da margem de contribuição e o ponto de equilíbrio para que a empresa não tenha prejuízo.
2 CUSTOS INDUSTRIAIS
Toda empresa que deseja ter sucesso no mercado de trabalho precisa ter lucro, isto é, seus custos precisam ser menores que suas receitas. Assim é necessário que esta conheça sua estrutura de custos que são adequados às suas atividades e o ponto que precisa ser atingido para obter lucro.
Os custos industriais compreendem a soma dos gastos com bens e serviços aplicados ou consumidos na produção de outros bens. Desta