a contabilidade na industria da transformação
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9 REFERÊNCIAS 10
1 INTRODUÇÃO
Uma empresa necessita de elementos e informações rápidas e exatas, tanto quanto possível, afim de que possa tomar, em tempo hábil, as providências adequadas para manter o seu equilíbrio econômico e financeiro e aumentar a sua eficiência. Isto, não só em tempos normais, mas, principalmente, em épocas adversas da economia de um país.
Assim a contabilidade surge com a necessidade de suprir as limitações humanas, utilizando um processo de classificação e registro dessas informações e permite acompanhar as variações de determinadas grandezas.
Neste estudo mostraremos os principais conceitos utilizados na contabilidade de custos na área industrial, desenvolvendo o tema Contabilidade na Indústria de Transformação, classificando e desenvolvendo conceitos de Custos Industriais (materiais, mão de obra, Estruturais), Unidades Equivalentes de Produção, Produção Conjunta, Sistema de Informação, Métodos de Custeio, Sistema de Acumulação de Custos, Margem de Contribuição e por fim Ponto de Equilíbrio.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Custos Industriais
A Contabilidade Industrial cuida dos gastos referentes à produção dos bens industriais, ou seja, ela ajuda no controle dos estoques das matérias-primas e dos produtos, dos custos indiretos da fabricação, assim como dos custos dos produtos vendidos.
2.1.1 Materiais
É toda a matéria-prima utilizada para a fabricação do produto e podem ser classificadas em matéria-prima, materiais secundários e materiais de embalagem.
Matéria prima é todo produto em estado natural ou semimanufaturado essencial na fabricação de um produto.
Materiais secundários são os materiais que entram em menor quantidade na fabricação de um produto, são aplicados juntamente com a matéria-prima dando um acabamento necessário ao