A contabilidade na indústria de transformação
BRUNA FARIA DE CARVALHO SILVA
A CONTABILIDADE NA INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO
Sete Lagoas
2012
BRUNA FARIA DE CARVALHO SILVA
1 Introdução
As empresas industriais caracterizam-se pelo fato de atenderem às necessidades da clientela oferecendo a estes produtos diferentes dos que compram. As empresas industriais modificam os bens adquiridos, transformando-lhes a estrutura ou a composição, às vezes agregando-lhes outros materiais, às vezes agindo sobre eles de tal modo que passam ter nova aplicação ou nova utilidade.
Praticamente todas as obras que versam sobre contabilidade de custos tratam do assunto “custeio por processos”, que pode ser melhor caracterizado e denominado como sistema de acumulação de custos por processo. Quando se estuda o assunto, em geral os autores são unânimes na definição dos procedimentos básicos que envolvem a quantificação das unidades de produção acabadas, conversão das unidades em processo em equivalentes unidades prontas, através da utilização de um percentual de acabamento, cálculo do custo unitário e valoração da produção e do estoque de produtos em fabricação. No âmago desses procedimentos consagrados pelos autores da contabilidade de custos destaca-se a necessidade da utilização do conceito de grau de acabamento, sem o qual não é possível calcular a quantidade de unidades equivalentes de produção.
2. Desenvolvimento
2.1 Custos Industriais
A administração de uma empresa, para ser profícua, exige uma organização interna capaz de desenvolver com precisão as funções. E para montagem dessa estrutura de apoio é necessário que se considere, em primeiro lugar, que nas empresas industriais ocorrem duas modalidades distintas de operações.
Se nos detivermos na análise do custo de produção de um bolo, constataremos logo uma série de elementos que foram utilizados na sua fabricação, como a farinha, a manteiga, o açúcar, o sal, o fermento, os