Contabilidade gerencial
As constantes mudanças no cenário econômico mundial, vêm desafiando as organizações a adequar suas práticas de gestão à nova realidade de mercado. Tais mudanças estão ocorrendo no campo tecnológico, político, social, ambiental, econômico, financeiro, entre tantos outros, o que exige das empresas, meios confiáveis de obter informações indispensáveis ao seu sucesso. Informações adequadas e em tempo hábil para subsidiá-las no processo de tomada de decisão.
Desta forma, a Contabilidade apresenta-se como instrumento de gestão, fornecendo as informações necessárias e auxiliando nos processos de concorrência, necessidades de aperfeiçoamento das novas tecnologias, globalização dos mercados, se tornando assim indispensável para o sucesso das empresas.
Assim a Contabilidade que era vista apenas como um sistema de informações tributárias, que servia somente como uma obrigação da empresa em apurar e recolher impostos, já é vista também como um instrumento gerencial, que fornece informações através da análise das demonstrações aos administradores, acionistas, investidores e demais stakeholders. Tendo em vista estas informações, a contabilidade traçou novos rumos, sendo um deles, a contabilidade gerencial, que será abordada nesta pesquisa.
2 O PAPEL DO CONTADOR NA CONTABILIDADE GERENCIAL
As organizações já perceberam a grande importância da contabilidade, como instrumento para a tomada de decisão, na medida em que oferece informações úteis para a avaliação do desempenho da empresa. Porém ainda existem empresas onde a contabilidade é considerada apenas um instrumento para apresentar certos dados ao governo.
Dessa forma, a figura do contador torna-se mais importante dentro da empresa, pois é ele que vai procurar introduzir a contabilidade como instrumento gerencial, mostrando a necessidade em se extrair dela as