Contabilidade - Fluxo de Caixa
GUARUJÁ-SP
2010
CONTABILIDADE
“FLUXO DE CAIXA”
CAMILA GOES DA SILVA Nº17 1ºADM
SUMÁRIO
Introdução --------------------------------------------------------------- pag. 03
O que é Fluxo de Caixa ---------------------------------------------- pag. 04
Políticas de Administração do Fluxo de Caixa -------------- pag. 07
Capital de Giro e o Fluxo de Caixa ------------------------------ pag. 09
Erros no Fluxo de Caixa -------------------------------------------- pag. 11
Exemplo Fluxo de Caixa (Simples) ------------------------------ pag. 13
Bibliografia -------------------------------------------------------------- pag. 14
INTRODUÇÃO
Organizar as finanças de uma pequena empresa é o passo inicial para que o projeto cresça. O caminho é já começar a se acostumar com a planilha do fluxo de caixa. Pensado para servir como um planejamento, ele ajuda a acompanhar todas as receitas e os gastos da empresa e a tomar decisões.
O fluxo de caixa refere-se ao fluxo do dinheiro no caixa da empresa, ou seja, ao montante de caixa recebido e gasto por uma empresa durante um período de tempo definido, algumas vezes ligado a um projeto específico. O fluxo de caixa refere-se ao movimento de dinheiro no período passado, enquanto o orçamento é o seu equivalente para períodos futuros.
O problema é que muitos empreendedores só usam os dados para saber se vai faltar dinheiro no final do mês. O ideal é acompanhar os meses futuros para programar ações.
O QUE É FLUXO DE CAIXA?
A Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) passou a ser um relatório obrigatório pela contabilidade para todas as sociedades de capital aberto ou com patrimônio líquido superior a R$ 2.000.000,00 (dois milhões de reais).Esta obrigatoriedade vigora desde 01.01.2008, por força da Lei 11.638/2007, e desta forma torna-se mais um importante relatório para a tomada