Contabilidade versus fluxo de caixa
Cristiano marques RA 12280749
Resumo
Contabilidade versus fluxo de caixa
Campinas
2012
Contabilidade Versus Fluxo De Caixa
Introdução
Atualmente muito se tem escrito e falado a respeito da “superioridade” do fluxo de caixa em relação à demonstração de resultado, e até da maior utilidade do regime de caixa sobre o de competência.
As Demonstrações contábeis e o fluxo de caixa
A relação entre contabilidade e fluxo de caixa não é como muitos pensam, uma alternativa; ambas possuem uma ligação de dependência. Talvez a maior falha venha da nossa parte, contadores, quando não mostramos aos usuários a conexão intima existente entre elas. O balanço e a Demonstração do resultado, se feitas cem por cento pelo custo histórico e sem sofrerem inflação, é a distribuição lógica e racional em todo o tempo de fluxo de caixa da empresa. Precisamos evidenciar que o balanço inteiro, sem exceção, possui ligação com o fluxo de caixa. A demonstração possui receitas que serão recebidas e despesas que serão pagas, o lucro obrigatoriamente passa pelo caixa da empresa. Qual é então a diferença entre a Demonstração de resultado e o Fluxo de Caixa?Como ambos os fluxos financeiros não acontecem simultaneamente. Daí terem criado o Regime de competência em que se tem a junção e a confrontação entre os fluxos de entrada e saída e o seu respectivo saldo.
Problemas Especiais
A Depreciação
Um ponto de muita dificuldade é o relativo às depreciações, amortizações e exaustões. Uma depreciação nada mais é do que a alocação de um pedaço do caixa desembolsado na aquisição de um imobilizado. É enorme a probabilidade de a diferença temporal entre o reconhecimento desse encargo e o respectivo reflexo financeiro serem grande. Assim, é absolutamente errônea a ideia de que a depreciação, a amortização ou a exaustão nada tenham