Contabilidade - documentos necessários
Palavras chave: Documentos. Contabilidade.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO5
2 DUPLICATA6
3 CHEQUE9
4 NOTA PROMISSÓRIA11
5 NOTA FISCAL13
6 RECIBO16
7 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS18
INTRODUÇÃO
A definição dos documentos utilizados na Contabilidade é importante ponto de partida para que os estudantes que iniciaram os aprofundamentos de estudos na área possam compreender quais são os documentos que geram os registros contábeis, como devem ser feitos, para que servem e o que comprovam. Por este motivo serão apresentadas as definições destes documentos ao longo do trabalho. A pesquisa para estas definições foi feita a partir da internet, sendo que o trabalho estará divido em partes, cada uma para cada documento específico. Neste caso apenas serão mencionados cinco documentos de acordo com a solicitação da professora.
DUPLICATA
A duplicata é um título de crédito que o comerciante pode sacar após a emissão da fatura de venda. É, portanto, um título constituído a partir de uma negociação mercantil ou de prestação de serviços. A fatura é a origem, o documento de comprovação da venda e da transferência do bem ao comprador, e a duplicata representa a consolidação do crédito. A duplicata é um título que foi feito para circular, portanto é possível a transferência do crédito que ela representa por endosso. Também é possível exigir do comprador uma garantia extra, através do aval.
A diferença entre a duplicata e os outros títulos de crédito é que ela está sempre ligada à fatura, portanto sempre tem uma causa de emissão, uma transação de compra e venda ou de prestação de serviços. Esse vínculo é fundamental