Tcc teologia
Todos nos vemos que a igreja é uma instituição necessária ao equilíbrio da sociedade. Além disso, ela é “o sal da terra e a luz do mundo”. A intervenção do povo de Deus é condição para o estabelecimento da justiça social, da liberdade e do estado de direito, isto porque a igreja é representante dos oráculos divinos para a humanidade. Só a igreja, através de uma hermenêutica contextualizada e voltada para o homem enquanto projeto maior de Deus, é capaz de levar a sociedade a uma reflexão mais profunda sobre o amor, a solidariedade e, em parceria com outras instituições, como a escola, produzir um novo contexto de vida favorável ao bem estar daqueles que agonizam à margem dos bens de sobrevivência digna.
A participação não pode ser alienada ou alienante, à igreja cabe o papel de formação de valores, arauto de uma filosofia de vida harmônica e altruísta, todavia não se pode alimentar uma visão utópica de uma sociedade ou sistema político-econômico perfeito, é preciso lidar com a realidade, o enclausuramento é nocivo aos propósitos do evangelho. O exemplo da igreja primitiva é regulador para os cristãos de todas as épocas: profundo comprometimento com os propósitos de Deus e intensa valorização do ser humano. Aqueles crentes enfrentaram perseguição! Uns foram mortos, outros aprisionados, porém estabeleceram novos paradigmas para as relações interpessoais, interferiram na realidade daquela época. O desafio social hodierno está vinculado aos desmandos no gerenciamento dos recursos naturais de subsistência, à má administração da natureza e ao individualismo da era pós-moderna.
A realidade que atinge a todos indistintamente: a sede pelo lucro farto e irresponsável promove os altos preços dos alimentos, o desmatamento destrutivo, a poluição dos rios e fontes de água potável, a especulação imobiliária que impossibilita uma grande quantidade de famílias de possuírem moradias decentes; o lixo de alguns, tem sido alimento e fonte de renda para muitos, o