Incubadoras
A cada ano novas empresas são criadas a partir de novas ideias muitas vezes inovadoras no mercado. Em 2010 o Brasil contava com 4,5 milhões de empresas obtendo um crescimento de 6,1% sobre 2009, o que indica a entrada de 261,7 mil empresas segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Grande parte dessas novas empresas é considerada de pequeno porte. Segundo o IBGE, após 3 anos de vida 48,2% das empresas não sobreviveram ao mercado competitivo.
Isso se deve muitas vezes ao mal planejamento da empresa ou seja um plano de negócio feito de modo errado, muitas vezes com valores distorcidos pode ameaçar o sucesso do empreendimento a ponto deste influenciar o gerenciamento principalmente financeiro, a ponto de levar a empresa à falência.
Este trabalho tem o objetivo de apresentar as incubadoras tecnológicas como uma solução para micro e pequenas empresas se instalarem e por meio de consultorias e outros serviços conseguirem superar os três primeiros anos de vida que é critico para as empresas.
2 INCUBADORA TECNOLÓGICA Incubadora são organizações que sistematizam o processo de criação de novas empresas a partir da seleção de boas ideias, de pessoas empreendedoras, empresarialmente viáveis, oferecendo apoio desde a fase de definição passando pela implantação, desenvolvimento, até chegar à maturidade do negócio, quando a empresa consegue se auto sustentar, ou seja, caminhar com “as próprias pernas”. O apoio, no todo ou em parte - dependendo da missão e do tipo de incubadora - é constituído de participação no capital de risco, oferecimento de infra-estrutura física e administrativa, oferecimento de serviços básicos, assistência técnica, de marketing e gerencial e programas de capacitação empresarial. A incubadora reduz o custo inicial de implantação e operação, através do compartilhamento, entre as empresas incubadas, de instalações, serviços e experiências.
2.1 BENEFÍCIOS OFERECIDOS PELA INCUBADORA
As incubadoras