contabilidade de mercado
Jadir Magno
Rio de Janeiro, RJ
2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho se debruça na tentativa de descrever cronologicamente os fatos mais marcantes da história da contabilidade no Brasil - que encontra seu início na época colonial – como, por exemplo o surgimento das primeiras alfândegas em 1530; a primeira regulamentação da profissão contábil no Brasil, em 1770; as primeiras aulas de comércio, em 1808; e a difusão da ideia de um “ Registro Geral de Contabilistas”, a partir de 1927.
São analisadas também as influências italiana e norte-americana no sistema contábil brasileiro e é feito um retrato da contabilidade no país nos anos 90, e suas perspectivas nesse século, além de uma análise da profissão contábil.
A HISTÓRIA DA CONTABILIDADE NO BRASIL: DA COLONIZAÇÃO AOS NOSSOS DIAS
1. A Contabilidade no Período do Brasil Colônia
As primeiras manifestações contábeis datam de cerca de 2.000 a.C, com os sumérios. Nesse contexto, a contabilidade servia para definir quanto alguém possuía de uma determinada mercadoria e qual o valor de troca dessa mercadoria em relação à outra.
As origens primitivas do conhecimento contábil remontam ao início da vida organizada do homem, ou seja, há mais de 30 mil anos e que nos mostra que a contabilidade iniciou-se empiricamente.
A história da Contabilidade no Brasil iniciou-se a partir da época Colonial, representada pela evolução da sociedade e a necessidade de controles contábeis para o desenvolvimento das primeiras alfândegas. A partir de 1500, com o descobrimento do Brasil, o novo país começaria a escrever uma parte da história da contabilidade. Já em 1530, surgiram as primeiras alfândegas, onde iniciaram os primeiros controles contábeis e, a partir deste evento, surgiu a necessidade de melhorar o controle das informações que estavam se expandindo e trazendo uma preocupação inicial de controle desse tipo de