Eficiência energética com motor de Keppe
INSTITUTO POLITÉCNICO – Centro Universitário UNA
EFICIÊNCIA ENERGÉTICA COM MOTOR DE KEPPE
CURSO: Engenharia Civil
André Felipe Rodrigues Santos, Carolina Stéphany Silva Lage, Filipe Rodrigues Ramalho, Leonardo Feijó Bensiman, Leonardo Henrique Xavier Dada, Maressa Boari, Naiane da Silva Menezes, Naiara da Silva Menezes.
Professor TIDIR Orientador: Gerson Amorim de Castro
Professores Co-orientadores: Carlos Gabriel Pankiewicz, Cristiane Silva Souto, Ildeu Rolla França.
1. TEMA: INTRODUÇÃO A CIÊNCIA
2. SUBTEMA: FONTES ALTERNATIVAS DE ENERGIA E SISTEMA DE PROTEÇÃO ELÉTRICA
3. IDENTIFICAÇÃO DO PROBLEMA / DESAFIO TÉCNICO.
O desperdício de energia é um dos maiores problemas mundiais recentes. A falta de recursos energéticos realmente eficientes traz a idéia de que futuramente faltarão meios de se obter energia sem custo elevado e grandes danos ao meio natural. Cientistas brasileiros vêm estudando um novo método de extração de energia através do magnetismo gerado pelo chamado Motor de Keppe. Segundo KEPPEMOTOR (2014), este motor é capaz de gerar uma energia maior do que a consumida para o seu funcionamento, sendo assim, uma espécie de “motor gerador”.
4. OBJETIVO
Estudar as principais características do Motor de Keppe investigando as possibilidades de geração energética econômica e sustentável. O estudo leva em consideração, como é feita a montagem deste motor, sua versátil aplicação em ampla variedade de produtos, além de sua viabilidade econômica.
5. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA
O Motor de Keppe surgiu através do estudo das idéias desenvolvidas pelo cientista brasileiro Norberto Keppe e funciona transformando a eletricidade em energia mecânica e vice-versa, se equilibrando num ponto de ressonância eletromagnética, proporcionando a otimização de sua eficiência. Seu funcionamento depende de uma alimentação elétrica específica chamada de CCP (Corrente Contínua Pulsada). De acordo com KEPPEMOTOR (2013),