Mercado de trabalho da Contabilidade
O profissional da área contábil é multitarefa que vão desde o controle financeiro de empresas, à apuração de impostos e de taxas referentes à prestação de serviços e produtos ,consultorias, auditorias e balanços, dentro e fora de sua empresa habitual.
O trabalho interno a sua empresa na descrição, registro e controle de toda a movimentação de dinheiro para o controle de quanto uma empresa arrecada, quanto gasta e oferece elementos para o cálculo dos lucros possíveis. A formação básica do Contador exige conhecimentos que passam por campos das ciências jurídicas, da área comercial e administrativa, além do raciocínio matemático.
Como prestador de serviços como consultoria e aconselhar outras empresas quanto à forma de administrar seus recursos financeiros.
Outras funções são aquelas ligadas à perícia contábil, avaliação diagnóstica que pode comprovar desvio ou má utilização de recursos financeiros, e à auditoria, qual seja, a análise detalhada da aplicação de recursos financeiros, que vai desde a avaliação da forma como tais recursos são aplicados e administrados até a identificação de falhas nos processos de controle do dinheiro. O que se espera desse profissional?
Atualmente, o mercado que absorve os profissionais da área contábil geralmente é um mercado simplesmente local, ou mesmo regional. Um mercado que sofre a cada momento fortes influências de uma cultura globalizada e exigente.
Esse profissional precisa apresentar-se com características mínimas do tipo: capacidade de produzir novas ideias, conhecimento de línguas e informática, muito conhecimento geral e, é claro, profundo conhecimento técnico contábil.
Mercado de Trabalho
Os contadores dispõem de um campo de trabalho bastante amplo, com atribuições privativas e outras atribuições comuns a diversas áreas.
A Resolução nº 560/83 do Conselho Federal de Contabilidade destaca diversas atribuições peculiares do profissional contábil. Além destas