Contabilidade de mercado de trabalho
1- Você é contador (a)?
Ainda não, estou na faculdade. Sou auxiliar de contabilidade e já trabalho no Setor Pessoal há 7 anos de um escritório. 2- Então não precisa ser um Contador para exercer essa função?
Pelo que eu saiba não, mas preciso de um contador para me orientar e assinar documentos, pois não sou habilitada para isso. 3- Fale um pouco como acontece o seu trabalho no Setor Pessoal no dia-a-dia.
O meu dia-a-dia é muito corrido, pois sempre tem rescisões para fazer e/ou homologar, férias para calcular, reuniões com as empresas, e até mesmo tirar dúvidas e ajudar a resolver problemas dos funcionários relacionados à empresa. Acho que é o setor que mais trabalha nessa área. 4- Quais são os pontos positivos e negativos do cargo?
Os pontos negativos é ter quer ficar de olho nas datas bases dos sindicatos, com os quais trabalho, a extensa legislação e as atualizações de programas ligados ao setor. E um ponto positivo é ter acesso direto aos funcionários. Isso viabiliza todos os procedimentos necessários para a realização de todas as responsabilidades de competência do Setor Pessoal. 5- Quais as principais atividades da função?
Admitir e demitir funcionários; calcular férias; calcular os salários, impostos e outros adicionais; calcular a folha do 13° salário; fazer o CAGED; RAIS e etc. 6- Consegui cumprir as suas obrigações no prazo?
Até hoje sempre cumpri com as minhas obrigações dentro do prazo. Até porque tem alguns documentos que se forem entregues com atraso, é gerado multa. 7- Qual o objetivo da função?
Tem como objetivo tratar de todas as questões relacionadas aos empregados da (s) empresa (s).
8- Como ocorre o processo de atualização para exercer o cargo?
Sempre que existe alguma atualização, como a que aconteceu recentemente do Conectividade Social, que hoje é Conectividade Social ICP, vou a palestras e treinamentos referente ao assunto para poder me atualizar.