Contabilidade de custos
A contabilidade de custos é o ramo da contabilidade que se destina a produzir informações para diversos níveis gerenciais de uma entidade, como auxílio às funções de determinação de desempenho, e de planejamento e controle das operações e de tomada de decisões, bem como tornar possível a alocação mais criteriosamente possível dos custos de produção aos produtos.
A contabilidade de custos coleta, classifica e registra os dados operacionais das diversas atividades da entidade, denominados de dados internos, bem como, algumas vezes, coleta e organiza dados externos. Os dados coletados podem ser tanto monetários como físicos. Exemplos de dados físicos operacionais: unidade produzidas, horas trabalhadas, quantidade de requisições de materiais e de ordens de produção, entre outros.
A contabilidade de custos requer a existência de métodos de custeio para que, ao final do processo, seja possível obter-se o valor a ser atribuído ao objeto de estudo.
Na indústria: a Contabilidade de Custos irá determinar:
– O custo dos produtos vendidos
– O estoque de produtos em elaboração (também chamado de “produtos em fabricação”)
– O estoque de produtos acabados (ou prontos)
– O estoque de insumos (matérias-primas, materiais de embalagem, almoxarifado, etc.)
No comércio:
– O custo das mercadorias vendidas
– O estoque de mercadorias
– O estoque de bens não destinados á revenda (como materiais de consumo, etc.)
Nas prestadoras de serviços:
– O custo dos serviços vendidos
– O estoque de serviços em andamento
– O custo de materiais adquiridos e não incorporados a serviços em andamento.
Os principais objetivos da Contabilidade de Custos poderiam ser assim resumidos:
Permitir a avaliação dos estoques, para atendimento das legislações comercial e fiscal; Apurar o custo dos produtos/serviços vendidos (no caso das empresas comerciais, o custo das mercadorias vendidas); Dar suporte á tomada de decisões gerenciais no tocante a