Uma empresa possuir dívidas é bom ou ruim?
Nome: Ana Paula Alencar Quaresma
Uma empresa possuir dívidas é bom ou ruim?
Não ter dívida, deixa a empresa quase parada e a faz crescer menos do que as outras no longo prazo.
As empresas que possuem maiores dívidas são mais arriscadas, porém, também possuem a possibilidade de crescerem mais. Ou seja, maior o risco, maior o retorno.
Quando estamos estudando uma empresa, uma das coisas mais importantes a ser avaliada é sua dívida. Empresas com dívidas elevadas são consideradas arriscadas e as com dívidas pequenas ou nenhuma dívida apresentam um ponto positivo.
Mas será que é realmente excelente não ter dívida?
Quando a empresa toma empréstimos também costuma-se dizer que ela cresce, pois utiliza capital de terceiros para remunerar o seu próprio capital. O ponto ruim das dívidas, é que se a empresa não conseguir honrar seus compromissos, ela ficará próxima do processo de falência, onde a Justiça pode obrigar a empresa a desfazer de seus ativos para quitar seus compromissos. Ou seja, ter dívidas muito altas pode ser uma forma complicada para a empresa.
A empresa tem que remunerar ao mesmo tempo o capital dos acionistas (patrimônio líquido) e o capital de terceiros (credores).
Conforme citado anteriormente, quanto maior a dívida, mais delicada será a situação financeira da empresa e, consequentemente, os seus acionistas exigirão um prêmio de risco maior em sua remuneração.
Com relação à sua própria dívida, quanto maior for a mesma (relativamente aos lucros), o spread cobrado pelo mercado para financiar esta empresa tende a ser maior.
Por outro lado, o custo da dívida inicial costuma ser menor do que o custo do patrimônio líquido. Sendo assim, possuir uma dívida pequena é saudável para a empresa.
O cálculo do valor de uma ação depende do Custo de Patrimônio Líquido e do Custo da Dívida, os quais nos dão o WACC, que é a taxa de desconto para o