Politicas públicas e Privadas
Coordenadoria Institucional de Educação a Distância/UAB
Curso de Especialização em Gestão em Saúde – Modalidade a Distância
Cicero Daniel de Lima Ferreira
DISCIPLINA: Políticas de Saúde: Fundamentos e Diretrizes do SUS
MACEIÓ- 2014
TAREFA 3
O processo mutatório que vem ocorrendo com o sistema de saúde pública brasileira é notável e de muita relevância para a sociedade brasileira, servindo até de inspiração para outras nações. As formalidades do SUS são de natureza espetacular porém, sua operacionalidade ainda almeja mudanças e transparências no atendimento a sociedade. Há de convir que mudanças significativas em benefício da população vêm acontecendo. Saímos de um sistema excludente que beneficiava os usuários conforme o grau de contribuição e, ao mesmo tempo desprezava pessoas que não tinham acesso a trabalhos, para um sistema unificado e descentralizado. O SUS hoje acompanha mais de perto os nativos necessitados.
Foi com o advento da Constituição Federal de 1988 e, aliado a vários processos de comoção e mobilização social que clamavam por melhoria na saúde, que o Sistema Único de Saúde foi estabelecido como direito do cidadão e dever do Estado. Os governos a partir de então, tem o dever de garantir o direito à saúde a todos os cidadãos brasileiros, proporcionando uma melhor qualidade de vida. O Sistema Único de Saúde foi uma política pública que já nasceu grandiosa mas, como ele não é uma política estática, e sim um processo mutatório, ele sempre está necessitando de complementos em sua operacionalidade, isso para melhor contemplar seus usuários.
Para melhorar o acesso das pessoas a saúde o SUS além de universalizar seus procedimentos, descentralizou e regionalizou seus atendimentos, desta forma, melhorou seus serviços, proporcionando mais proteção e equidade social para a população, principalmente a mais carente. Para institucionalizar as mudanças o SUS precisou