Cripografia
Criptografia de Chave Pública e Privada
Criptografia de Chave Pública / Privada/ Combinadas Chaves Criptográficas e Certificados
Módulo 7 - Políticas de Segurança Criptografia de Chave Pública e Privada
Existem duas formas básicas de proteger informações de forma que pessoas não autorizadas não tenham acesso ao seu conteúdo. Criptologia, que visa codificar e decodificar informações de forma que apenas as partes interessadas a possam compreender. A criptologia pode ser subdividida em criptografia e criptoanálise.
Esteganografia (do grego “escrita escondida”), que consiste na ocultação de mensagens dentro de outras. O princípio da esteganografia é ocultar a presença da mensagem, de forma que pessoas não autorizadas não detetem a existência desta mensagem. Um exemplo bastante comum é a utilização de imagens para a ocultação de textos.
Módulo 7 - Políticas de Segurança Criptografia de Chave Pública e Privada
Algumas definições:
Texto claro – Texto original, não cifrado; Texto cifrado – Texto ilegível, não compreensível (exceto para o destinatário); Cifrar – Transformar texto plano em texto cifrado;
Decifrar – Transformar texto cifrado em texto plano;
Chave – Conjunto de dados utilizados para cifrar e decifrar.
Módulo 7 - Políticas de Segurança Criptografia de Chave Pública e Privada
Uma forma bastante comum de utilização de criptografia é durante a troca de mensagens entre duas pessoas. Por exemplo: se Beto deseja enviar uma mensagem cifrada para Alice, ele inicialmente compartilha uma chave secreta com ela. Após isso, ele cifra sua mensagem utilizando esta chave compartilhada, e envia o texto cifrado para Alice. A partir deste momento, qualquer um que intercetar a mensagem não terá acesso ao seu conteúdo, uma vez que apenas Beto e Alice conhecem o conteúdo da mensagem. Quando Alice recebe a mensagem, ela utiliza a chave para decifrar o conteúdo e obter a mensagem original novamente.
Módulo 7 -