Comunicação Verbal
Falar em público é uma necessidade para qualquer profissional nos dias de hoje. Para se ter uma idéia, basta somar o número de horas gastas mensalmente em apresentações de resultados, entrevistas para a imprensa, discursos políticos, palestras, rodadas de negociação e, mesmo, a participação em reuniões de rotina. Em todos os casos, o orador defende um ponto de vista, tentando convencer alguém e recebendo uma resposta imediatamente dos outros envolvidos. Diante de tantas situações distintas, a maior parte das pessoas acaba se sentido inseguras e com muitas dúvidas sobre a maneira como se comportar nestes casos. Será que as pessoas estão entendendo o que eu estou falando? Quanto tempo posso usar em uma palestra sem cansar o público? Como relaxar antes de um discurso e evitar ficar nervoso? Qual a melhor maneira de apresentar e ilustrar minhas idéias?
Em uma entrevista para TV, devo olhar para a câmera ou para o repórter? Que recursos posso utilizar para melhorar minha apresentação? Para responder estas e outras perguntas, foi desenvolvido este material, que aborda com clareza e competência cada fator da oratória.
Dá orientação e segurança ao principiante, meios para recomeçar àqueles que, no passado, falharam por falta de informação e de segurança e lembrará aos que já tem experiência muitas coisas que lhe seriam úteis. E portanto, dará todas as condições para você desenvolver e ampliar sua capacidade de falar em público.
1
COMO CONTROLAR O MEDO DE FALAR
EM PÚBLICO
A capacidade para falar bem em público é algo que a maioria de nós gostaríamos de possuir em uma ou outra ocasião, e uma habilidade que todos admiramos, quando nos é apresentada com eficiência. Antes de começar a falar com os ouvintes, é necessário que você saiba controlar o medo e a insegurança. Tais sentimentos são freqüentes e atacam quando você menos espera. Contudo, existem alguns meios de minimizá-los.
Vamos partir do princípio de que o medo é