Contabilidade de Custos
A ( ) Os investimentos realizados por uma empresa em matérias-primas e materiais de embalagem, sob o aspecto qualitativo, são classificados como bens de transformação e venda;
B ( ) As aplicações em florestamento de árvores para corte e comercialização, com prazo de exploração para três anos, são classificadas no Ativo Permanente – Investimentos.
C ( XX ) O valor investido em obras civis em andamento, referente a um prédio a ser utilizado pela empresa em suas atividades, é classificado no Ativo Permanente – Investimentos.
D ( ) A gestão industrial, em seu ciclo produtivo, compreende a aquisição de matérias-primas, seu processamento e transformação e sua comercialização. É, portanto, compra – transformação – venda.
E ( ) O valor investido em obras civis em andamento, referente a um prédio a ser utilizado pela empresa em suas atividades, é classificado no Ativo Permanente – Imobilizado.
2 – Indique a opção que descreve registros que não se relacionam ao processo de produção de uma empresa industrial:
A (XX ) Compras e vendas de sucatas.
B ( ) Pagamentos de encargos sociais relacionados aos salários dos operários.
C ( ) Despesas com manutenção de máquinas operatrizes.
D ( ) Vendas de produtos de fabricação própria e compras de matérias-primas.
E ( ) Pagamentos de ônibus para transporte dos operários para a fábrica.
3 – Quando o princípio do Custo como Base de Valor deixa de ser usado para a avaliação dos estoques? Por quê? Quando há problemas de inflação, o uso de valores históricos deixa muito defasado. Ao somar todos os custos de produção de determinado item, estoca-lo e leva-lo a balanço pelo valor original, acaba-se por ter um ativo que diz quanto custou produzi-lo na época em que foi elaborado, não tendo relação alguma com o valor atual de reposição no estoque, nem com o valor histórico inflacionado (deflacionado) e menos ainda com o seu valor de venda.
4 – A Materialidade é importante para a