Contabilidade
O hidrogênio foi o primeiro composto a ser produzido por Theophratus Bombastus von Hohenheim (1493–1541), alquimista suíço, também conhecido como Paracelsus, misturando metais com ácidos. Paracelsus, no entanto, ignorava que o “ar explosivo” produzido através dessa reação química fosse o hidrogênio.
Só em 1766, Henry Cavendish reconheceu este gás como uma substância química individualizada. Identificou o gás libertado a partir da reação de metais com ácidos como sendo inflamável e descobriu que este gás produzia água quando é queimado na presença de ar.
Foi Antonie Lavoisier que, em 1783, deu nome de hidrogênio ao elemento químico e provou que a água é composta de hidrogênio e oxigênio.
A primeira utilização do hidrogênio foi em balões.
Embora este elemento seja o mais abundante no Universo, a sua produção na Terra é relativamente difícil.
Caracteristicas
O hidrogênio, representado pelo símbolo H é o primeiro elemento da Tabela Periódica e apresenta características únicas.
O hidrogênio é o elemento mais abundante do universo. Segundo avaliações, o universo é constituído por 92% de hidrogênio, entretanto, a quantidade de H2 na atmosfera terrestre é muito pequena, pois o campo gravitacional da terra é pequeno demais para reter um elemento tão leve. Apesar disso, um pouco de H2 é encontrado nos gases vulcânicos. Também é encontrado em grandes quantidades nas águas dos oceanos. Compostos contendo hidrogênio são muito abundantes, sobretudo a água, organismos vivos (carboidratos e proteínas), compostos orgânicos, combustíveis fósseis (carvão, petróleo e gás natural), amônia e ácidos. De fato, o hidrogênio forma mais compostos que qualquer outro elemento.
O hidrogênio é um gás muito leve por sua baixa densidade e é utilizado no lugar do Hélio para inflar balões meteorológicos. É inflamável, incolor, inodoro e quase insolúvel em água.
O hidrogênio também vem sendo testado na produção de combustível (energia limpa). A energia termonuclear é