economia 1
Reconhecer a Economia como Ciência Social
A economia é uma ciência social pois estuda a realidade social utilizando métodos e técnicas próprias e de uma perspetiva própria e específica. A economia debruça-se sobre o problema da escassez procurando gerir de forma ótima os recursos para satisfazer da melhor maneira as necessidades estudando o problema da escassez e a atividade económica.
Explicar em que consiste o problema económico
O problema económico é a escassez que se carateriza pela existência de necessidades múltiplas e ilimitadas e recursos escassos para as satisfazer. Este facto leva à criação da Economia e à realização de escolhas pois não podemos produzir tudo nem satisfazer todas as necessidades.
Relacionar o problema económico com o custo de oportunidade
Devido à escassez, liberdade de escolha e existência de múltiplas opções temos de escolher. Os recursos são escassos e as necessidades ilimitadas por isso realizamos escolhas dado que não podemos satisfazer todas as necessidades. Para satisfazermos uma necessidade temos de cometer sacrifícios chamados custos de oportunidade.
Definir os principais agentes económicos e as suas funções
Os principais agentes económicos são: as famílias; as empresas (financeiras e não financeiras); resto do mundo e o Estado. As famílias têm como função utilizar bens e serviços para satisfazermos as suas necessidades (consumo) e não utilizar parte do seu rendimento no consumo (poupar). O resto do mundo tem como função exportar/importar. O Estado satisfaz as necessidades coletivas e faz a redistribuição dos rendimentos, ou seja, através de políticas sociais o Estado distribui os rendimentos para combater a desigualdade social. As empresas realizam a distribuição (comércio+transporte), ou seja, todos os procedimentos necessários para fazer chegar os produtos das fábricas até aos consumidores; produção (processos necessários para obter bens e serviços) e ainda repartem os rendimentos pelos diversos