TIPOS DE AMOSTRAGEM
Segundo Downing e Clark (2011), população é o conjunto formado por indivíduos ou objetos que possuem ao menos uma variável em comum e observável.
Amostra
Fixada uma população, qualquer subconjunto formado exclusivamente por seus elementos pode ser denominado amostra desta população.
A amostra é simbolizada pela letra n.
Amostragem
Downing & Clark (2011) definiram a amostragem como sendo processo de seleção de uma amostra, possibilitando assim o estudo de características semelhantes de uma população.
Para definir uma amostragem, alguns fatores são relevantes:
- Tamanho da população estudada
- Nível de confiabilidade desejável
- Grau de dispersão entre outros
Tipos de Amostragem
Existem dois métodos formais de amostragem: a amostragem probabilística (casual) e a amostragem não probabilística (não casual).
Os métodos de amostragem probabilística são:
- Amostragem Aleatória Simples
- Amostragem Sistemática
- Amostragem por Conglomerados
- Amostragem Estratificada
Amostragem Aleatória Simples
É considerado o método básico de amostragem aleatória. Este método apresenta facilidade de selecionar amostras e analisar dados, também reduz erros de amostragem. Segundo Morettin (2011) a amostragem aleatória simples parte do princípio de que, todos os membros de uma população têm a mesma probabilidade de serem incluídos na amostra. Este método é dividido em três partes: listagem da população, determinação do tamanho da amostra e uso de n° aleatório.
A amostragem simples, para uma população finita, pode ser realizada numerando os elementos da população a ser estudada de 1 a n, em seguida sorteia-se k números dessa sequência, cada um desses k números corresponde a um elemento da população e constituem a amostra que será usada para a aplicação dos dispositivos estatísticos sendo possível obter informações a respeito da população a qual a amostra pertence.
Exemplos de aplicação da Amostragem Aleatória Simples
Exemplo I – O CESUPA deseja