Contabilidade Comercial
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: CONTABILIDADE COMERCIAL
PROF. JOSÉ OTAVIO
AULA1 – INTRODUÇÃO
Histórico
O aperfeiçoamento da Contabilidade ocorreu com o desenvolvimento das atividades comerciais, quando se tornou necessária alguma forma de registro e acompanhamento dos eventos ocorridos nas empresas. Com o aumento das operações desenvolvidas pela comercialização de produtos - aspectos inseparavelmente ligados às empresas comerciais - exigiu-se cada vez mais da Contabilidade Comercial. Acompanhe os questionamentos, reflita sobre o que você já conhece e leia com toda atenção as novas informações referentes à Contabilidade Comercial. Você sabe o que é Comércio?
Iudícibus e Marion (2004, p 27) definem que: Comércio é a troca de mercadorias por dinheiro ou por outra mercadoria.
Observe que a atividade comercial é inerente à natureza e às necessidades humanas, pois todos têm necessidades e, se não existisse moeda, trocaríamos os bens que temos em excesso por outros que não possuímos. A atividade comercial é das mais importantes, pois possibilita colocar à disposição dos consumidores, em mercados física ou economicamente delimitados, grande variedade de bens e serviços, pertinentes à satisfação das necessidades humanas.
Os mesmos autores (p. 27) afirmam que comerciante é a pessoa física ou jurídica responsável pela aproximação entre vendedores e compradores, levando-os a completar uma operação comercial, trocando mercadorias por dinheiro ou por outras mercadorias.
O termo comércio vem de longa data. Quando os mercadores de Veneza implementaram o comércio como atividade profissional, na verdade já existia o comércio. Porém, até então, era efetuado sem a existência de uma moeda de troca, segundo o conceito que hoje conhecemos. Em alguns períodos, utilizaram-se algumas mercadorias como moeda. Por exemplo, o sal foi utilizado pelos povos fenícios como objeto de troca. A palavra comércio tem origem do termo cumercium, uma expressão latina que