Contabilidade COmercial
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 14 REFERÊNCIAS 15 http://www.portaldecontabilidade.com.br/guia/aplicacoesfinanceiras.htm 15 http://www.portaldecontabilidade.com.br/legislacao/resolucaocfc774.htm 15
1 INTRODUÇÃO
A contabilidade comercial é um ramo da Contabilidade que se destina especificamente a medir o patrimônio da empresa, que inclui seus bens, direitos e obrigações e evidencia informações sobre sua composição e variação. Também denominada Contabilidade Empresarial, visto que não se usa mais o termo “comerciante”, que foi substituído pelo termo “empresário”. É muito antiga e sempre existiu para auxiliar as pessoas a controlar seus patrimônios e tomarem decisões.
Tem por objetivos fundamentais, procurar apresentar de forma ordenada, o histórico das atividades da empresa, interpretar os resultados, e por meio de seus relatórios gerar informações necessárias para o a manutenção da empresa, sendo o instrumento que fornece o máximo de informações úteis para a tomada de decisões dentro e fora dela.
2 DESENVOLVIMENTO
Existem diversas normas contábeis que devem ser observadas no processo de elaboração da Escrituração Contábil e no desenvolvimento das Demonstrações Contábeis. Para termos uma compreensão inicial de todo esse processo é necessário que seja enfatizado que os Princípios de Contabilidade existem antes das normas e são a coluna principal do sistema contábil organizado.
2.1 Definições conceituais dos princípios da contabilidade:
Os conceitos fundamentais da contabilidade podem ser divididos em três grupos: Postulados Ambientais, que são as condições sociais, econômicas e institucionais nas quais a contabilidade trabalha; Princípios Contábeis propriamente dito, que é o molde que a contabilidade deve seguir diante dos postulados ambientais; e Convenções, são restrições