CONTABILIDADE BÁSICA
INTRODUÇÃO
Estamos introduzindo a contabilidade em nossas vidas, e através deste, procuraremos aprofundar nossos conhecimentos no que se refere aos componentes patrimoniais, quem como algumas definições que serão de suma importância para o andamento do nosso curso e também da nossa formação acadêmica.
O PATRIMÔNIO E SEUS COMPONENTES
A contabilidade segundo D’Áuria “ é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativo aos atos e fatos da administração econômica. D’Áuria estudava a contabilidade com foco no patrimônio das entidades, portanto nessa definição fica claro o patrimônio como ator principal.
Assim, entende-se por patrimônio o conjunto de bens, direitos e obrigações vinculados a uma pessoa ou a uma entidade. Podemos ainda defini-lo como conjunto de bens econômicos, ou conjunto de bens com fim específico. E cabe ao contador o estudar e controlar as alterações patrimoniais que as organizações “sofrem”.
Bens
Como já sabemos o patrimônio é formado pelos Bens, Direitos e Obrigações da empresa. Os bens podem ser definidos como tudo aquilo que tiver valor econômico agregado e satisfazer as necessidades da organização. Na contabilidade os bens são divididos em materiais e imateriais.
Bens Materiais
Os Bens materiais, como o próprio nome já diz é aquilo tem matéria, existência física e se dividem em:
Bens Numerários: Tudo aquilo que tiver liquidez imediata como o caixa, bancos aplicações financeiras.
Bens de venda: estes são formados pelos estoques, tanto como matérias-primas como os produtos já transformados pela empresa prontos para serem revendidos.
Bens fixos ou imobilizados: tudo o diz respeito aos bens duráveis da organização como é o