Contabilidade basica
Por bens, entendemos como sendo as coisas capazes de satisfazer as necessidades humanas. Já no ponto de vista da contabilidade, bens é tudo aquilo que a empresa ou a entidade possui para a sua satisfação e necessidade, seja ela, para troca,consumo ou aplicação. Esses bens, para o ponto de vista contábil pode se classificar como:
* Bens Materiais (Tangíveis):
São aqueles que podemos tocar e ver. Exemplo: Máquinas, Veículos, Imóveis, etc.
* Bens Imateriais (Intangíveis):
São aqueles que não podemos ver e tocar. Exemplo: Marcas, Patentes, Nome Comercial, etc.
* Direitos:
Na contabilidade podemos definir como sendo tudo aquilo que pertence à empresa ou entidade, e que se encontra com outras pessoas, ou seja, em poder de terceiros, ou mesmo direitos adquiridos por alguma operação contábil que resulta em um beneficio futuro. Essas pessoas podem ser: pessoas físicas ou jurídicas. Exemplo: Duplicatas a Receber, Títulos a Receber, Clientes, Despesas Pagas Antecipadamente, etc.
* Obrigações:
Podemos também definir como, todos os compromissos que a empresa detém, seja ele com terceiros ou até mesmo com os funcionários, sócios, acionistas ou proprietários da empresa. Exemplos: Duplicatas a Pagar, Fornecedores, Salários a pagar, Dividendo a Pagar, etc.
* Patrimônio Líquido:
Podemos definir como sendo capital próprio da empresa ou entidade, onde estão agrupado, o capital de todos os sócios, acionistas ou proprietário, o resultado da empresa em determinado momento, seja ele positivo ou negativo, e as Reservas. Pode-se dizer também que é a diferença do Ativo (Bens + Direitos) e do Passivo (Obrigações) dentro do Balanço Patrimonial. Esses quatro conceitos são os mais importantes da Contabilidade. Eles são representados dentro de um gráfico a qual chamamos de Balanço Patrimonial. Os bens e direitos da empresa ou entidade ficam localizados em um grupo que se denomina ATIVO; já as Obrigações e o Patrimônio Líquido, ficam em outro