Linguagem e argumentação
1. As Principais Abordagens de Psicologia:
O Estruturalismo
Com o Estruturalismo nasce a Psicologia, após 10.000 casos de observações, estudos e planejamentos, WILHELM WUNDT ( Pai da Psicologia), conseguiu em 1879 elaborar o 1° Laboratório de Psicologia na Alemanha, porém foi nos Estados Unidos que teve maior repercussão da Psicologia como ciência.
O Estruturalismo define a PSICOLOGIA como ciência da consciência ou da mente. Era um estudo voltado para a estrutura da mente.
Wundt defendia a ideia de que a mente sofria fenômenos que eram originados do próprio ambiente, e que faz as pessoas desenvolverem raciocínios de intenção, de sensação que era provocado pela relação entre a mente e o meio ambiente.
Usavam métodos de Introspecção Analítica, ou seja, descrevia de forma minuciosa as sensações em função das características dos estímulos que era submetido.
Seu modo de trabalho era através da atenção, da intenção e das metas pessoais.
Estudava através de tons, dos sentidos das pessoas, pensamentos, imaginação, realmente etribuia todos esses fatores à mente humana.
O Funcionalismo
Willian James dava ênfase na natureza dinâmica e mutável da atividade mental.
O homem tem uma atividade mental que muitas vezes pode ser alterada de acordo com aquilo que ele vai aprendendo, diferente de Wundt que acreditava que o homem já nascia com uma estrutura mental pronta.
James descobre como os pensamentos, as emoções e outros processos satisfazem as necessidades do organismo e como o organismo se adapta ao meio ambiente.
Preocupavam-se mais com aquilo que o homem poderia aprender do que aquilo que herdava.
Importava-se em responder: ¨O que fazem os homens e Por que o fazem¨.
Tentavam entender como que funciona o homem considerando os seus elementares genéticos e a sua adaptação ao meio, de que maneira que o homem consegue utilizar os seus conhecimentos e se deixa influenciar pelos mesmos.
O Associacionismo
Edward L. Thorndike