Contabilidade: análise de diferentes conceitos
Este trabalho tem o propósito de fazer uma análise de diferentes conceitos da contabilidade, evidenciando os aspectos em que os autores se diferenciam e se assemelham. Com o intuito de observar o conceito de contabilidade que cada autor apresenta e nos aprofundarmos no referente assunto, analisaremos as seguintes citações:
Contabilidade é uma ciência que tem por objetivo o estudo do Patrimônio a partir da utilização de métodos especialmente desenvolvidos para coletar, registrar, resumir e analisar todos os fatos que afetam a situação patrimonial de uma pessoa. (GONÇALVES, 2004, p.23).
Diante disso define que a contabilidade é um importante método no qual várias pessoas obtêm diversas informações sobre os acontecimentos ocorridos dentro da empresa. “A Contabilidade é um instrumento que fornece o máximo de informações úteis para as grandes decisões dentro e fora da empresa onde o governo também a utiliza para arrecadar impostos”. (MARION, 1996. p. 20). O autor enfatiza que contabilidade é um instrumento de apoio, pois suas informações são de suma importância tanto para empresas como para o governo. “De modo geral a contabilidade tem como finalidade escriturar os fatos patrimoniais ou auxiliar o planejamento e o controle bem como a tomada de decisão na condução dos negócios”. (ARAÚJO; ARRUDA, 2004, p.50). Através dela obtemos o planejamento e o controle dos fatos ou ainda prestar informações na decisão dos negócios.
Nas últimas décadas o profissional da contabilidade vem assumindo um papel cada vez mais importante dentro das organizações - quer públicas ou privadas – ajudando os gestores na tomada de decisões. (SANTA CATARINA, 2006, p. 5).
É visível o aumento da participação dos profissionais da contabilidade na gestão de empresas dos setores público e privado, tais profissionais têm auxiliado não só na administração de empresas, como também na