Consumo e produção de energia
Quando se fala em Energia, vem logo em nossa cabeça a energia consumida em nossa casa, quando utilizamos nossos eletrodomésticos, porem não imaginamos como aquela energia é gerada e nem tão poucos imaginamos que a energia é vital para o ser humano, não só para a força física, mas começando pela energia retirada dos alimentos. Durante muitos séculos, contou-se apenas com a energia da força física dos animais que foram sendo domesticados e da queima de lenha. A queima da madeira foi a principal fonte de energia, na Europa, até o século XVIII, quando o aumento do consumo de energia trouxe a preocupação com a devastação das florestas europeias. Contudo, nesta pesquisa iremos demonstra como há a produção de energia, através de novas fontes de energia e como ocorre esse tal consumo.
A PRODUÇÃO E O CONSUMO DE ENERGIA
A Geração ou produção de energia no mundo está resumida, em sua grande maioria, pelas fontes de energias tradicionais como o petróleo, carvão mineral e gás natural. Tais fontes são poluentes e não renováveis, mas no futuro, serão substituídas inevitavelmente. Há duvidas sobre o tempo da duração dos combustíveis fosseis, mas devido a energias limpas e renováveis como biomassa, energia eólicas entre outras que veremos mais adiante cobra de países industriais um nível menos de emissões de poluentes (CO2) na atmosfera, as energias alternativas são um novo modelo de produção de energias econômicas e saudáveis para o meio ambiente.
O Consumo de energia pode refletir tanto o grau de industrialização de um pais como um grau de desenvolvimento e bem estar da sua população em termos médios. O consumo de energia nos países mais industrializados é aproximadamente 88 vezes superior ao consumo dos países menos desenvolvidos.
CURIOSIDADE:
A maioria da energia que uma lâmpada usa transforma-se em calor ?
- Sim, apenas 10% da energia queimada na lâmpada é transformada em luz.
Observe na tabela abaixo a geração de