Produção e consumo de energia
Algumas formas de energia que consumimos são renováveis, nas quais se incluem a energia solar, eólica, hidráulica e geotérmica. Estes tipos de energia estão constantemente a ser renovados. Energias renováveis – a exploração intensiva de recursos energéticos limitados, tem levado os cientistas a procurar formas de energia que, ao contrário daquelas, não se esgotam e não fazem muita poluição. Entre estas formas de energia encontram-se: a solar, a eólica, a das marés, a geotérmica e a hidroeléctrica.
Mas, há outras fontes de energia* que não são renováveis. Por exemplo, a energia que usamos nos nossos carros não se pode fabricar; os combustíveis fósseis levam milhões de anos para se formarem e não podem ser produzidos de um dia para o outro.
Fontes de energia – conjunto de matérias-primas ou de fenómenos naturais utilizados para a produção de energia (carvão, urano, rios, mares, vento, hidrocarbonetos, etc).
As fontes de energia não renováveis são finitas e esgotam-se (um poço de petróleo não pode ser enchido pois este combustível é resultado de milhões de anos de decomposição orgânica). Uma vez gasta não é possível usá-la de novo, por isso, o melhor é conservar e poupar ao máximo as formas de energia não renováveis.
A maior usina hidrelétrica do mundo é a Usina Hidrelétrica de Itaipu, a maior em tamanho e produção de energia, localizada no Rio Paraná, na cidade de Foz do Iguaçu - PR. Com 20 turbinas, que são capazes de abastecer o mundo com sua energia elétrica durante 2 dias.
Usina hidrelétrica de Itaipú: geração de energia através da água
Vantagens e desvantagens das fontes de energia renováveis Existem várias vantagens destas fontes, mas as principais são: o aproveitamento de recursos naturais, o facto de estes não serem esgotáveis e de não fazerem muita poluição (sol, vento, água).
Apesar de todas as vantagens das energias alternativas, existem alguns problemas. Na:
∙energia da