consumo e poupança
Consumo e Poupança
Introdução
O presente trabalho tem como objectivo tanto adquirir novos conhecimentos como aprofundar conhecimentos já adquiridos sobre o tema Consumo e Poupança.
Este trabalho foi realizado no âmbito da disciplina de Macroeconomia para ser entregue ao
Definição de Consumo e Poupança
Consumo é o acto económico que concretiza a satisfação de uma certa necessidade através da utilização de um determinado bem. O consumo é também um acto social pois constitui um indicador do nível de bem-estar de uma população.
Se nos estivermos a referir ao consumo das famílias, o termo consumo refere-se à parte do rendimento que não é canalizado para a poupança.
Poupança é a parte do rendimento que não é utilizada no imediato, sendo assim guardado para consumir no futuro.
Logo, a soma da poupança com o consumo equivale ao rendimento pessoal disponível.
Tipos de Consumo
Consumo Privado e Consumo Público
Esta classificação é determinada consoante o autor do consumo:
O Consumo é privado quando é realizado por cada um de nós , como por exemplo ir jantar fora, ir ao supermercado fazer compras, comprar tabaco, entre outros. O consumo é público quando é feito com dinheiros públicos, ou por organizações públicas que utilizam dinheiros públicos , ou o investimento de dinheiros públicos em organizações públicas como por exemplo as forças de segurança públicas, hospitais públicos, a despesa que uma organização pública tem com as fotocópias ,os vencimentos dos funcionários públicos, entre outros.
Consumo Individual e Consumo Colectivo
Esta classificação é determinada consoante o beneficiário do consumo:
O consumo individual é o consumo que fazemos individualmente e que só podemos usufruir individualmente não podendo ser partilhado como por exemplo comermos alguma coisa ou vestirmos uma peça de roupa.
O consumo colectivo é o consumo que pode ser partilhado por toda a gente, normalmente interligado com o