Finanças pessoais: como administrar consumo e gerar poupança
Palavras Chave: Finanças - finanças pessoais - consumo - poupança -
1 INTRODUÇÃO
A área de finanças comportamentais possui o objetivo de analisar os aspectos psicológicos que envolvem as tomadas de decisões dos investidores em geral em relação ao processo de avaliação e formação dos preços dos ativos financeiros constituídos pelo mercado. Apesar de existirem poucos estudos sobre esta área, nos últimos anos ela está sendo considerada uma das áreas mais inovadoras, principalmente por ser constituída de uma visão multidisciplinar que auxilia os indivíduos na prática da gestão financeira pessoal.
Esta visão desafia a visão dos mercados eficientes, onde os investidores tomam atitudes de forma racional, podendo influenciar positivamente no controle de gastos e geração de poupança.
Para tanto, o objetivo geral deste trabalho é analisar os aspectos que envolvem a gestão financeira pessoal, a fim de que o indivíduo posso controlar o consumo de forma disciplinada e racional e tenham condições de formal poupança para necessidades futuras. A metodologia será realizada através de uma pesquisa exploratória de caráter bibliográfica, baseada no levantamento de dados teóricos para maior conhecimento do tema destacado.
2 ASPECTOS GERAIS SOBRE FINANÇAS COMPORTAMENTAIS
Os